Logo Dealernet

CRM para concessionária: como funciona e quais os benefícios dessa solução?

CRM para concessionária: como funciona e quais os benefícios dessa solução?

Compartilhe:

Para se dar bem no mercado de serviços e alcançar uma boa posição frente à concorrência é necessário garantir o desenvolvimento constante de suas atividades. Isso vale para o setor produtivo e principalmente para o departamento de atendimento ao cliente. Isso porque essa área da empresa é responsável por atrair e estimular a satisfação e fidelidade dos leads, o que impulsiona o sucesso das vendas.

Por conta disso, você deve procurar saber quais são as novas estratégias utilizadas no atendimento, bem como as principais ferramentas tecnológicas. No mercado, já é possível encontrar vários softwares que cumprem a função de otimizar o trabalho do colaborador e tornar os serviços prestados pela empresa mais eficiente e personalizado. Dentro desse contexto, é importante mencionar a estratégia de CRM. Por meio dela, consegue-se produzir uma boa relação entre a empresa e o consumidor.

Caso você ainda não saiba o que é esse tema e qual a sua importância para a concessionária, confira agora as principais vantagens geradas por ele!

O que é e como funciona um sistema CRM para concessionária?

Antes de mais nada, convém ressaltar que o CRM (em sua tradução literal para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um software que gerencia a relação da empresa com seus leads e clientes. Desse modo, cumpre a função de armazenar e categorizar dados e informações desses consumidores, permitindo que essas informações possam ser acessadas com facilidade e rapidez.

Na prática, o CRM permite o acompanhamento da interação entre os potenciais clientes, contribuindo para que a relação estimule a compra e fidelização do lead. Isso é possível porque esse recurso consegue concentrar e organizar os dados e informações que são fornecidos pelo consumidor, como telefone, e-mail, histórico de comunicação, perfil de consumo etc.

De quando foram criados até os dias atuais, os sistemas de CRM foram evoluindo suas funcionalidades com o tempo. Agora, por exemplo, contam com armazenamento na nuvem. Isso permite obter mais segurança e acessibilidade para o cliente que acessa o sistema a qualquer lugar, utilizando um aparelho remoto que tenha acesso à internet.

Esse tipo de armazenamento também dispensou a necessidade de programas pesados, bem como a obrigação de ter instalado uma estrutura robusta de equipamentos. Podemos ver que essa tecnologia veio para ficar e, com o tempo, ela sofre melhorias de modo a se aproximar do perfil de consumo e necessidades dos clientes.

Quando falamos de concessionárias de caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas, há alguns fatores que podem ser observados para identificar se a empresa está precisando desse tipo de solução. Uma delas é devido ao fato de o público-alvo dessas empresas serem mais específicos, o que necessita de uma atenção maior da empresa em estruturar um relacionamento satisfatório e diferenciado.

Quais os benefícios de um CRM para concessionárias?

Agora que você tem uma melhor noção sobre o que é o sistema CRM e qual a sua finalidade no que se refere ao relacionamento com o cliente, é essencial saber suas vantagens, pois isso o ajudará a compreender melhor por que sua concessionária não pode deixar de ter essa ferramenta. Confira os principais benefícios!

Otimiza as estratégias de prospecção

O primeiro benefício que podemos citar é a otimização das estratégias de prospecção. Nesse caso, podemos verificar que atrair consumidores ao mesmo tempo em que demonstra a eles que sua empresa é expert naquilo em que atua é, sem dúvidas, uma boa forma de fidelizá-los. Sendo assim, com o uso do CRM, é possível otimizar as ações de prospecção de clientes, além de gerenciar os leads por meio de suas campanhas.

Empresas que não têm esse tipo de ferramenta acabam realizando as suas estratégias sem ter um embasamento real do perfil do cliente e suas necessidades. Além do mais, todo o processo de leitura e interpretação dos dados sobre os consumidores é dificultado quando esses processos são feitos de modo manual pelos colaboradores.

Facilita o cadastro e controle de clientes

Podemos perceber que a cada contato, seja por meio de ações de inbound marketing ou por meio de prospecção ativa, os gestores devem pensar em estratégias para gerar valor à empresa. Não importa o cenário do mercado, sua imagem de autoridade no assunto deve ser renovada constantemente. A boa notícia é que, com o cadastro de clientes, bem como de potenciais leads dentro do seu CRM, esse objetivo pode ser alcançado.

Vale ressaltar que mais do que saber o nome, telefone, e-mail etc., com o sistema você identifica qual é o nível de maturidade que seus potenciais clientes estão em relação à sua marca. Isso permite realizar modificações pontuais em relação a cada consumidor para que ele possa desenvolver dentro do caminho até a venda. Esse controle é uma vantagem que as empresas sem um CRM acabam não tendo, o que torna suas atividades de atração menos rentáveis.

Contribui para a personalização das entregas

Não podemos deixar de falar de forma mais clara sobre o benefício da personalização das entregas. Esse tipo de atendimento tem se tornado cada vez mais necessário dentro das relações comerciais entre a empresa e seus consumidores. Com a maior autonomia dos clientes em escolherem a melhor oferta de serviço, os gestores precisam fornecer atendimento completo e customizado para ganhar a atenção dos leads.

Para atingir esse objetivo, o CRM é um excelente aliado, já que tem como uma de suas funções colher dados e informações relevantes sobre o cliente e demonstrar ao gestor quais são os parâmetros que devem ser avaliados para traçar boas estratégias de ação e criar um relacionamento inesquecível para o cliente. A personalização das entregas ajuda também a gerar mais segurança para o consumidor, pois ele se identifica com os serviços que são oferecidos pela sua marca.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da função e dos benefícios de um sistema CRM. Vale ressaltar a importância de contar com parceiros que já possuem credibilidade no mercado, como é o caso da Dealernet, que fornece soluções de excelente qualidade e que possuem relevância para os processos de gestão da concessionária.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre as nossas soluções? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram