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9 dicas de como reduzir o turnover na sua concessionária

9 dicas de como reduzir o turnover na sua concessionária

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O turnover é um importante indicador para a gestão de pessoas. Grosso modo, representa o percentual de rotatividade de profissionais em certo período, geralmente 12 meses. Um alto nível de rotatividade gera prejuízos. Em vista disso, é preciso saber como reduzir o turnover.

Na prática, a redução do turnover pode promover um melhor clima de trabalho, reduzir custos ligados à folha de pagamento, inibir riscos (como o jurídico) e ajudar a fortalecer a marca empregadora da concessionária. Assim, pode-se conquistar uma força de trabalho mais satisfeita, bem alinhada e experiente, itens críticos ao sucesso do empreendimento.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no tema. Explicamos 9 dicas para reduzir o turnover da sua concessionária e obter resultados superiores à média. Continue sua leitura!

Por que é tão importante reduzir o turnover nas concessionárias?

Caso a sua concessionária esteja com altos índices de turnover, pode ser um sinal de que algo está acontecendo no ambiente organizacional da empresa que faz os funcionários optarem por trabalhar em outro lugar.

Esse fator pode causar muitos prejuízos para sua revendedora em diversas questões. Entre os motivos mais apontados pelos profissionais, podemos destacar:

  • propostas salariais mais atrativas;
  • perspectivas melhores na carreira;
  • ambientes hostis;
  • rotina massante.

Diminuindo o percentual de turnover na sua empresa, ela vai ter sua saúde financeira melhorada, maior reputação entre seus colaboradores e aumentar a competitividade entre as concorrentes. O objetivo principal é fazer com que qualquer pessoa do ramo deseje trabalhar no seu ambiente organizacional.

Quais as melhores dicas para reduzir o turnover na concessionária?

1. Adote entrevistas de desligamento

Pense no turnover como um efeito. Se você quer atacá-lo, é preciso entender sua causa (ou seja, o fator gerador). Para tanto, uma das melhores alternativas é a adoção de entrevistas de desligamento, também chamadas de entrevistas demissionais.

O objetivo dessa entrevista é conversar com os profissionais que optaram por deixar a concessionária (o chamado turnover voluntário), de modo que entenda suas motivações e frustrações. Assim, você conseguirá ter uma visão mais clara do que está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar — sobretudo se os feedbacks negativos se repetirem.

Uma boa entrevista de desligamento deve ser franca e objetiva. Ou seja, o talento deve ter liberdade para ser franco, mesmo que isso implique em críticas. O entrevistador deve ir direto ao ponto, evitando rodeios excessivos. Assim, a reunião será proveitosa.

2. Gere perspectiva de crescimento e ganho

Muitos profissionais, sobretudo os mais talentosos, deixam a empresa para buscar por novas oportunidades no mercado de trabalho. Por vezes, até recebem propostas atraentes e migram para a concorrência. Claro, isso é ruim, mas acontece — especialmente se seus colaboradores não contam com boas perspectivas de crescimento e ganho salarial.

Uma das melhores formas de gerar perspectiva é por meio do plano de cargos e salários. Esse plano explica os cargos e salários que podem ser alcançados, tendo em vista o tempo de "casa" e os resultados entregues ao longo dos anos. Assim, promove o estímulo correto para que os profissionais fiquem por mais tempo e dediquem mais das suas habilidades.

Para gerar mais dinamismo e perspectiva de crescimento, é interessante fragmentar os cargos em níveis — como analista júnior, pleno e sênior. Além disso, ligá-los a melhores planos de remuneração, garantindo que ganhem mais na medida em que crescem.

3. Promova bem-estar e qualidade de vida

Um bom salário é condição necessária para manter profissionais, mas não é suficiente. Os colaboradores também levam em consideração aspectos mais subjetivos, como o bem-estar e a qualidade de vida. Se estiverem em baixa, o turnover pode crescer significativamente.

Adotar um bom conjunto de benefícios complementares, sejam financeiros ou não, é uma das melhores alternativas para gerar bem-estar. Felizmente, há uma grande quantidade de benefícios em potencial, como vale-alimentação ou plano de saúde. Outros benefícios são mais modernos, como vale-cultura, horário flexível e parceria com academias ou clubes.

O melhor conjunto de benefícios varia em função de três coisas: o perfil dos funcionários, a cultura que a concessionária deseja estabelecer e o orçamento total disponível.

Outro ponto importante para gerar bem-estar é realizar pesquisas de satisfação com o trabalho, obtendo feedbacks quantitativos e qualitativos da força de trabalho. Aqui, uma das principais métricas é chamada de E-NPS (acrônimo de employee net promoter score).

4. Invista na melhoria da liderança

Um dos maiores catalisadores do turnover é a liderança ruim. Superiores despreparados criam um clima tóxico, desestimulam os talentos e constroem um grave senso de injustiça no trabalho. Por esse motivo, é bastante útil investir na melhoria da liderança.

Nesse aspecto, uma das tarefas mais importantes é eliminar o problema do falar/fazer — isto é, líderes que falam uma coisa e fazem outra. Jargões como "faça o que eu falo, não faça o que eu faço" são altamente prejudiciais. Na medida em que o líder é o exemplo diário, cumprindo suas próprias orientações, conquista autoridade e dissemina confiança.

Portanto, vale a pena investir em programas de desenvolvimento de líderes (PDL), de modo que os supervisores, gestores e diretores desenvolvam as competências comportamentais e técnicas para o trabalho diário. Com bons líderes, será bem mais fácil reter funcionários.

5. Invista em programas de desenvolvimento

O investimento em qualificação não deve se restringir aos líderes. Todos os colaboradores devem passar por um programa de treinamento e desenvolvimento, chamado T&D, de modo que desenvolvam as competências ideais para o trabalho. Isso envia uma mensagem muito poderosa e positiva, revelando que a concessionária investe e acredita em seus talentos.

Para desenvolver seu programa de T&D, é apropriado identificar os gaps que precisam ser eliminados. Pense nesses gaps como as lacunas entre as competências atuais e as ideias, de modo que os treinamentos sirvam como uma ponte para atravessá-las. Por exemplo, se o time não conta com habilidades em comunicação, é essencial o treinamento em oratória.

Felizmente, existem muitos meios para promover o treinamento. Pode ser presencial, seja dentro ou fora da concessionária. Também pode ser online, realizado de forma síncrona (ao vivo) ou assíncrona (gravado). Você pode, ainda, contar com metodologias ativas, gerando mais participação e engajamento ao longo da qualificação. Há um mundo de possibilidades.

6. Tenha metas claras e bem descritas 

Nossa última dica de como reduzir o turnover é: defina suas metas. Boas metas funcionam como um alvo, permitindo que você tenha mais foco na aplicação dos recursos. Essas metas podem estar ligadas à retenção, à satisfação e à redução dos conflitos internos, entre outras coisas, de modo que se crie um ambiente mais positivo à manutenção da força de trabalho.

Na prática, boas metas contam com o padrão SMART (acrônimo de 5 palavras do inglês — specific, measurable, attainable, relevant and time-based). Ou seja, são metas específicas, fáceis de mensurar, alcançáveis, relevantes e com prazo (tempo) bem definido.

7. Aposte em um bom clima organizacional

Criar um ambiente na sua concessionária que pense no bem-estar do colaborador, diminua a frequência de conflitos e foque na união dos funcionários contribui bastante para a redução do turnover.

O clima organizacional é a união de valores, padrões de comportamento e atitudes em uma empresa. Para avaliar o ambiente de trabalho, procure realizar pesquisas com os funcionários e deixe-os dar alguns feedbacks sobre a rotina laboral e relação com os colegas de equipe.

8. Crie uma cultura de feedbacks

Como mencionado na dica anterior, implementar a cultura de feedbacks em sua concessionária vai te entregar muitas explicações sobre o percentual de turnover. Deixe seus funcionários darem suas opiniões sobre o ambiente da empresa para ter uma noção do que pode ser melhorado e o que deve ser reparado.

Uma recomendação importante é deixar os elogios ou críticas à organização no anonimato para ficarem mais confortáveis em expor seus feedbacks.

9. Aprimore o processo de seleção e capacitação

Elaborar com cuidado a seleção dos profissionais que estejam alinhados com os objetivos do trabalho é essencial para a redução dos índices de turnover. Quando a seleção dos funcionários não é a mais adequada, são grandes as chances de o vínculo entre o profissional e a empresa não ser tão duradouro.

Melhorar as descrições das vagas que vão ser disponibilizadas e analisar atentamente os candidatos que atendam ao que pede sua empresa vai fazer uma grande diferença. Outro fator que pode ser melhorado nesse processo são os treinamentos dos novos funcionários que se sentem motivados quando a empresa reforça uma cultura de aprendizagem.

Fornecer cursos de capacitação profissional visando melhorar o rendimento de seus colaboradores e treinar os que estão chegando, é uma ótima estratégia.

Como é possível mensurar os resultados dessas estratégias? 

Quando os índices de turnover em sua concessionária forem diminuindo conforme a implementação das dicas fornecidas, algumas mudanças vão ser percebidas no ambiente. Algumas delas podem ser:

  • aumento de satisfação dos colaboradores com suas atividades;
  • menor frequência de conflitos internos;
  • funcionários alinhados com as metas da empresa;
  • marca de empregador bem-vista no mercado;
  • revendedora mais competitiva.

Lembre-se de que reduzir o turnover pode gerar uma série de benefícios à empresa, como a retenção de gente talentosa, a redução de custos e a consolidação de rotinas de trabalho. Por esse motivo, vale adotar as dicas apresentadas, de modo que adote entrevistas demissionais, melhore sua liderança e desenvolva seu time.

Portanto, com a leitura completa deste artigo, você agora é capaz de compreender como reduzir o turnover na sua concessionária de forma eficaz e profissional, além de saber das dicas que vão auxiliar nesse objetivo.

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