Você pode até acreditar que a pandemia foi um grande complicador para a subsistência de agências, porém, os erros na gestão de concessionárias já ocorriam há um bom tempo.
O fato é que a transformação digital mudou o mindset de gestão há alguns anos, e quem entendeu essa nova perspectiva conseguiu superar a crise.
Com certeza você não quer cometer esses erros. Por isso, cuidamos para que você tenha um post dedicado aos 6 erros que deve evitar a todo custo em sua concessionária. Acompanhe!
Como funciona uma gestão de concessionárias?
A gestão moderna de concessionárias deve estar pautada principalmente em dados. Há uma tendência clara de digitalização de operações, negócios, produtos e até clientes.
Dessa forma, não cabe mais proceder a operações manuais para gerir, a não ser que você não queira que o seu negócio evolua de uma vez por todas. E ainda temos outro elemento essencial nessa gestão: a inovação.
Para reforçar esse discurso, vamos fazer uma pequena análise do cenário de mercado automotivo. Quanto aos clientes, eles estão cada vez mais virtuais e até priorizando compras pela internet.
Já a chegada de modelos híbridos, elétricos e autônomos é outro fator a considerar. Sim, a gestão de concessionárias mudou e cometer erros pode ser fatal para o negócio. Veja agora as bases desse novo mindset.
Tenha foco no cliente
Esse é o primeiro passo. Ele está na internet e está muito menos propenso a sair de casa. Ele pesquisa em um site sobre determinado modelo e espera informações e perspectivas sobre o automóvel pretendido.
Digitalize a sua gestão
Esqueça a ideia que a digitalização será cara para a sua concessionária. Caro é ter que continuar com uma gestão operacional e perder diversas oportunidades de venda.
Elimine os erros
Aí está a senha para partirmos para o ponto focal do artigo. Os erros hoje são muito mais fatais do que ontem. Você pode perder reputação online, perder vendas, oportunidades e até ter que fechar as portas. Vamos aprender a evitar isso agora.
Quais os principais erros na gestão de concessionárias?
Absolutamente não prescinda dessas práticas que vamos compartilhar agora. Todas elas são fundamentais para a gestão de uma concessionária. Siga.
1. Não adotar boas estratégias de marketing
Esse é um dos maiores erros que você pode cometer. As vendas passam essencialmente por um caminho e ele se chama marketing. Hoje o Marketing Digital propõe uma estratégia muito mais focada e centrada. É com ele que você pode revolucionar os seus resultados.
Antes, as propagandas eram feitas para uma grande audiência, sem necessariamente saber se era o público ideal para investir. Hoje é diferente, a tecnologia pode alcançar o perfil ideal de comprador e exibir a publicidade só para essa pessoa.
Vamos ser diretos: não adianta você divulgar um modelo para 1 milhão de pessoas e alcançar 150 compradores. Fica a pergunta: quanto você precisou investir para conseguir esse número de vendas? Ele oferece um pacote de bônus de inscrição inimaginável pelo qual o site oferece 500% de bônus no primeiro depósito, sendo 400% para bingo e 100% para máquinas caça-níqueis. O emocionante mundo do cassino online oferece essa frase emocionante também para seus prestigiosos clientes do site.
Agora, se você mostra sua publicidade a 15 mil pessoas com o perfil semelhante a esses 150 compradores é bem provável que tenha o mesmo resultado ou até melhor. Isso apenas para citar algumas das melhores estratégias de Marketing Digital: a segmentação.
2. Não incentivar a comunicação interna
A comunicação é uma chave importantíssima para qualquer negócio. É praticamente impossível ter uma boa sinergia se a comunicação interna não vai bem.
As consequências disso são vendas frustradas, colaboradores insatisfeitos e distorção de informações. Aliás, isso deve não só funcionar com sua equipe de colaboradores, mas com os clientes.
3. Não pensar na experiência do cliente
Talvez você já conheça a nova jornada do consumidor. Sim, ela está praticamente 100% digital. Ele segue uma linha, um caminho até a compra. Nesse caso, o gestor tem 2 papéis fundamentais.
Primeiro cuidar para que essa jornada seja agradável, instrutiva e atrativa para o cliente. O primeiro contato com a marca deve ser produtivo e estimulante.
Depois você tem o ato da venda em si. É nesse ponto que a experiência do cliente deve ser a melhor possível. Primeiro para que ele seja um embaixador da marca e segundo para que ele volte a comprar.
4. Não fazer pós-venda
Normalmente, uma fidelização é muito mais econômica que a atração de um novo cliente. Se você chegou ao ponto de fechar uma venda, é bem provável que essa confiança permaneça para outras transações.
Dessa forma, abdicar de estratégias de pós-venda pode ser uma conduta altamente prejudicial com o negócio, fazendo com que a marca perca oportunidades de continuidade com o cliente.
5. Não fazer o mapeamento dos processos
Quanto mais o processo for repetitivo e mecânico, mais ele precisa ser automatizado. Isso é possível com soluções digitais de otimização.
Então, quando um gestor não faz um mapeamento correto para identificar gaps nos processos, fatalmente ele terá uma produção engessada e regressiva para a concessionária.
6. Não contar com um software de gestão
Uma solução pode contemplar todas as demandas compartilhadas neste post. Um software automotivo tem entre suas principais funções a eliminação de erros na gestão de concessionárias.
Além disso, toda a digitalização que falamos anteriormente se baseia em um aspecto central: dados. Por isso, hoje fala-se muito em gestão orientada a dados. Sabendo aplicar essa tecnologia, não é para você melhorar o serviço, é para ser a melhor concessionária do mercado.
Por que um software de gestão é fundamental para a performance de uma concessionária?
Então, se você já compreendeu que a sua agência precisa de performance para eliminar esses erros, nós temos a melhor solução para o seu negócio. Com expertise e competência, identificamos os principais pontos de atenção para concessionárias que são:
- foco no cliente;
- investimento em inovação; e
- transparência no serviço.
Com esses pilares, embasamos nossa solução para atender a todo o ecossistema automotivo. Temos um sistema Workflow que é um DMS altamente poderoso para concessionárias oferecendo controles integrados sobre:
- estoque;
- CRM;
- oficina;
- vendas;
- pós-vendas; e
- áreas contábil, fiscal e financeira.
Perfeito! É hora de riscar essas práticas maléficas para a estratégia do seu negócio. Neste post, você conferiu os 6 piores erros que gestores de agência cometem. Além disso, entendeu a importância de uma solução como a plataforma Dealernet.
O nosso software foi desenvolvido para acertos e otimização de desempenho. Elimine os erros na gestão de concessionárias e conheça a nossa plataforma agora!