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5 dicas para uma gestão de estoque para concessionária eficiente

5 dicas para uma gestão de estoque para concessionária eficiente

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Gestão de estoque para concessionária não é um tema somente importante, é essencial. Caso o estoque seja deixado de lado, o negócio pode ter prejuízo financeiro, além de perder vendas. Isso coloca em xeque a rentabilidade e a sobrevivência da empresa.

Grosso modo, pense em gestão de estoque para concessionária como todo o conjunto de políticas e práticas para que automóveis, peças e/ou acessórios, entre outros itens, estejam disponíveis em nível adequado, atentando-se à demanda e à cadeia de suprimentos.

O assunto é amplo. Por isso, nos próximos tópicos, explicamos a importância da gestão de estoques, quais as 5 melhores práticas e como adotá-las. Acompanhe!

Qual a importância da gestão de estoques?

Estoque é um assunto delicado. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio, onde o volume de automóveis, peças e acessórios disponíveis seja suficiente para atender toda a demanda, nutrindo uma pequena margem de segurança (o chamado estoque de segurança).

Se há estoque demais, os automóveis podem ficar muitos dias parados, o que afeta seu preço de venda e implica em custos adicionais, como gastos com limpeza e manutenção dos veículos. O mesmo ocorre com peças e acessórios, que podem ser perdidos.

Por outro lado, um estoque muito baixo pode se mostrar insuficiente para atender o nível de demanda dos consumidores, fazendo com que a empresa perca vendas e deixe “dinheiro na mesa”. Pior ainda, os clientes insatisfeitos tendem a migrar para a concorrência.

Podemos afirmar, então, que uma boa gestão de estoque aumenta a eficiência operacional, subsidia o atendimento aos clientes e maiores volumes de vendas. Por consequência, ajuda na construção de uma concessionária mais rentável, próspera e bem-sucedida.

Quais as 5 melhores dicas para gestão de estoque?

Na concessionária, gestão de estoque é um trabalho conjunto. Depende de todos, como o gestor, vendedor, faturista e estoquista, entre outros talentos. Também exige rotinas bem disseminadas e tecnologias de ponta, como softwares gerenciais. Neste tópico, pontuamos 7 inciativas para garantir uma gestão de estoque para concessionária de sucesso. Confira!

1. Atente-se à entrada e saída dos veículos

O primeiro passo é ter um registro rigoroso de cada veículo ou produto que entra e sai da concessionária, registrando tal atividade no sistema gerencial. Sem isso, é impossível ter um estoque organizado e que espelhe a realidade do empreendimento.

No caso dos automóveis, o registro de entrada é feito pelo faturamento, que lança no sistema o que está entrando. A saída, por sua vez, é registrada ao emitir a nota fiscal de venda, que dá vez a uma ordem de serviço para o preparo e entrega do veículo ao cliente.

2. Construa rotinas para prevenção de perdas

Curiosamente, o estoque da concessionária também pode ser perdido. Alguns veículos, que deveriam estar no pátio, são enviados para feiras, exposições ou outras unidades, mas o “status” no sistema não é mudado. Isso pode dar muita dor de cabeça e afetar as vendas.

Aqui, a missão é construir um sistema de prevenção de perdas (loss prevention) que gere mais segurança aos automóveis, peças e acessórios, garantindo que desvios e perdas sejam deixados para trás. Isso inclui o rigoroso registro do status e localização de cada produto.

3. Encontre o ponto de pedido

Quanto maior o estoque, melhor. Certo? Não exatamente! A verdade é que é necessário identificar um ponto de equilíbrio, onde o estoque é suficiente para atender consumidores, mas sem que veículos fiquem muito tempo parados e resultem em custo de capital.

Para tanto, o comum é usar o cálculo do ponto de pedido. Essa fórmula basicamente diz qual o melhor momento para comprar novos automóveis, peças e acessórios, atentando-se a três coisas: o tempo de entrega, o consumo médio e o estoque de segurança desejado.

4. Construa parcerias estratégicas

Outro importante passo está na construção de parcerias estratégicas. Há diferentes tipos de fornecedores que podem ajudar a suprir e gerenciar suas necessidades de estoque, seja ao fornecer produtos, agilizar as entregas ou melhorar seus sistemas de controle.

Entre os principais parceiros, podemos ressaltar: i) fornecedores de produtos, o que inclui acessórios, peças e automóveis; ii) fornecedores de serviços, como logística ou consultoria especializada; e fornecedores de tecnologia, especificamente software gerencial.

5. Adote campanhas para giro do estoque

Se os automóveis estão há muitos dias parados, acenda o sinal de alerta. Quanto mais tempo um veículo passa no estoque, mais difícil é vendê-lo, sobretudo se seu ano/modelo fica defasado. Por isso, é importante pensar em ações direcionadas.

Aqui, é interessante adotar ações de marketing dedicadas à venda dos automóveis que estão há mais dias no pátio. Isso pode incluir descontos especiais aos clientes (isto é, preço mais baixo) e bonificações, como a inclusão de acessório, emplacamento ou combustível. Também pode contemplar premiações especiais aos vendedores, como bônus ou viagem.

Como a tecnologia pode facilitar o trabalho?

A tecnologia é uma importante aliada para gestão de estoque. Softwares dedicados à concessionária podem facilitar o planejamento e o controle dos níveis de estoque, assim como automatizar determinadas rotinas de trabalho, o que gera agilidade e precisão.

Para escolher uma ótima tecnologia, é importante ter atenção a três coisas: i) seu nível de dedicação à concessionária, preferenciando softwares especializados; ii) sua capacidade de suprir as demandas da organização, seja em logística, estoque, vendas ou financeiro; e iii) o nível de compromisso do fornecedor, que será um parceiro estratégico de longo prazo.

Atendemos bem aos três requisitos. A Dealernet conta com mais de 27 anos de experiência no mercado e especialização no segmento automotivo. Fornecemos softwares gerenciais de ponta, consultoria em transformação digital e outros serviços. Dessa maneira, entregamos soluções adequadas às necessidades de cada concessionária, ajudando a melhorar.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se sempre de que gestão de estoque para concessionária é coisa séria, implicando diretamente nas vendas e nos custos totais. Então, é necessário identificar e adotar as melhores práticas, como ampliar a prevenção de perdas e encontrar o ponto de pedido. Também é preciso bons fornecedores, como a Dealernet.

E então, gostou do nosso artigo? Está pronto para melhorar sua gestão de estoque? Agora é só entrar em contato conosco e entender mais das soluções que separamos para você.

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