Logo Dealernet

6 melhores técnicas de vendas para utilizar na sua concessionária

6 melhores técnicas de vendas para utilizar na sua concessionária

Compartilhe:

Quais são as estratégias usadas na sua concessionária para conquistar mais vendas? Quais técnicas de vendas que os vendedores utilizam para concretizar as suas metas do mês? O primeiro passo para entender como anda o know-how de vendas do seu negócio é responder a essas perguntas. Caso haja dificuldade para respondê-las, saiba que você está no texto certo.

Ao pensar em técnicas de vendas, muitas pessoas acabam fazendo uma ligação com a “lábia” dos vendedores. Porém, há muitas outras técnicas que deixam o processo de convencer os clientes a fazer a compra muito mais efetivo.

Sem dúvida alguma, o uso de técnicas de vendas é fundamental para alavancar os resultados da sua concessionária. Se você ainda não conhece as 6 melhores, não se preocupe, pois vamos apresentá-las agora para você. Confira e aproveite a leitura!

1. Criar um senso de urgência

Normalmente, os clientes até sabem que o carro que o vendedor está tentando vender apresenta muitas vantagens e que é a melhor oferta, mas, mesmo assim, eles querem pesquisar mais e analisar com calma.

É nesse exato momento que os vendedores têm que criar no cliente a sensação de que ele não tem muito tempo para fazer mais consultas e análises. Essa técnica de vendas é útil para trazer para a negociação algumas condições que sejam realmente exclusivas do momento.

Pode ser, por exemplo, a última unidade do carro, um desconto especial, um benefício extra apenas para aquela proposta, entre outras condições. Uma boa dica é adicionar uma contagem regressiva utilizando um showroom digital para dar mais destaque para essa urgência.

Outro modo de trabalhar essa técnica é apresentar as vantagens que o cliente deixaria de ter ou os prejuízos que teria caso não fechasse o negócio. Criar esse senso de urgência é, com toda certeza, uma das técnicas mais infalíveis de fechamento de vendas.

2. Qualificar o lead

Qualificar o lead quer dizer que é preciso entender se a pessoa está realmente disposta a fazer a compra do carro ou se tem condições para isso. Para fazer essa qualificação, é interessante usar perguntas estratégicas e levar o cliente a falar. Caso ele diga que deseja comprar ou então que apresente as condições que ele está considerando para fechar negócio, já vai ser um passo importante.

Lembre-se de que qualificar lead é avaliar. Os profissionais de vendas têm que qualificar os leads e anotar todas as informações para entender como pode avançar. Tendo leads qualificados, a loja gera oportunidades de venda e também pode dimensionar aqueles que podem realmente fechar compras, concentrando esforços apenas neles.

3. Estabelecer uma sintonia com o cliente

Não há nada mais satisfatório que, em um bate-papo, perceber que o interlocutor está entendendo o que você deseja, não é verdade? Isso também vale para uma interação de negociação. Por essa razão, criar uma sintonia com o consumidor é imprescindível para conseguir mais vendas.

Para ter essa relação de proximidade é fundamental compreender o que o cliente deseja. Somente assim é que a equipe de vendas vai oferecer os veículos que sejam realmente adequados às expectativas e às necessidades do cliente.

Mas é importante saber que a sintonia vai muito além da escuta. Estabelecendo essa relação, os vendedores vão ser capazes de oferecer produtos que o consumidor bem sabe que deseja ou que precisa.

4. Apresentar produtos de maior e de menor valor

Em uma negociação com clientes mais perfeccionistas e exigentes, os vendedores podem mostrar veículos com investimento de valor mais alto. Depois, caso ele crie objeções à quantia, o ideal é apresentar novas soluções com investimento menor, mas que também consigam atender às suas necessidades e expectativas.

É importante e necessário entender o perfil dos clientes. Em casos assim, são consumidores que gostam de barganhar. Portanto, oferecer a eles negócios que representem um investimento melhor pode trazer grandes chances de venda.

5. Focar nos benefícios do carro

Um grande erro que os vendedores não podem cometer é focar nos produtos em vez do que eles proporcionam aos clientes. Para que fique bem claro, é importante ter em mente que os consumidores não estão buscando comprar um produto ou marca. O que eles realmente querem é uma solução, uma experiência.

Então, ao planejar o discurso de vendas, não é interessante destacar a qualidade da linha de produção ou modelo, por exemplo. O mais indicado é focar no significado que o veículo pode ter para quem está comprando. Proporcionar mais conforto, autonomia e praticidade, por exemplo.

É exatamente aí que está o pulo do gato! Os vendedores têm que identificar no público um problema que as características e benefícios do veículo podem solucionar. Isso passa a ser um benefício que agrega valor para o cliente. Logo, o time de vendas vai ver diferença no índice de sucesso.

6. Oferecer atendimento personalizado

Os clientes não são iguais. Por isso, o atendimento oferecido na sua concessionária jamais pode ser engessado. É importante atender a todos de forma personalizada, sempre considerando as características e as necessidades de cada um. Essa é uma técnica de venda que jamais pode ficar fora do radar dos vendedores.

Então, é preciso mostrar no discurso de vendas que cada consumidor é único para o seu negócio. Tente enfatizar que, muito mais do que fazer vendas, o objetivo da sua concessionária é ofertar o melhor automóvel para as expectativas e desejos do cliente.

Saber ouvir os consumidores e sempre considerar as informações compartilhadas por eles vai fazer toda a diferença nas etapas de venda. Por exemplo, é possível oferecer descontos para o consumidor no mês do seu aniversário.

Além disso, sua loja pode enviar ofertas personalizadas de veículos de acordo com as preferências dos clientes ou, ainda, deixar o contato bem mais próximo, chamando o cliente pelo nome na hora de se comunicar com ele.

Bom, as vendas na sua concessionária precisam, antes de tudo, satisfazer às necessidades dos clientes. Uma vez que os veículos atendem às expectativas e às necessidades do público, há alguns atalhos que podem ser usados para concretizar a venda. São as técnicas de vendas sobre as quais falamos aqui. Então, aproveite todos esses conhecimentos para fechar negociações e impulsionar a performance da sua concessionária.

Gostou de conhecer essas 6 técnicas de vendas infalíveis? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações por lá. Estamos no Facebook, LinkedIn e no Twitter!

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo
© 2021 DEALERNET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Av. Santos Dumont, Nº 6061, Edf. André Guimarães Helitower, Salas 722 a 724 Portão, CEP: 42712-740 Estrada do Coco – Lauro de Freitas
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram