Você sabe o que é intraempreendedorismo e inovação? Em um universo cada vez mais competitivo nos negócios, é necessário construir continuamente diferenciais competitivos e vencer a concorrência.
A transformação digital colabora para uma gestão cada vez mais estratégica e exigente, e isso pede profissionais que busquem evolução contínua, principalmente em um setor tão importante como o de vendas.
Pensando nessa demanda tão crucial para qualquer tipo de negócio, preparamos um artigo orientando sobre esse termo e inclinando o gestor para uma excelência em tecnologia no seu trabalho. Confira!
O que é intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo nada mais é do que a valorização de todo o time interno de pessoas, fluxo de trabalho e capacitação contínua de colaboradores. De acordo com Gifford Pinchot III, empreendedor norte-americano, os intraempreendedores são:
[...] sonhadores que realizam. Aqueles que assumem a responsabilidade por criar inovação de qualquer tipo dentro de um negócio.
Ou seja, é uma cultura de empreendedorismo e investimento em suas próprias ferramentas e recursos de trabalho. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento e evolução do serviço interno da empresa. Conheça agora os principais tipos de intraempreendedorismo:
- valor agregado: é quando a principal atividade da empresa é priorizada no sentido de alcançar evolução. Dessa forma, todas ações são baseadas no empoderamento da marca;
- spin-off: tipo de intraempreendedorismo que valoriza prioridades intelectuais não necessariamente ligada à atividade principal da organização. A ideia é canalizar conhecimentos em pesquisa e desenvolvimento para embasar a criação de novos projetos.
O intraempreendedorismo diferencia-se do modelo tradicional por apresentar uma visão mais interna de ações e buscar o desenvolvimento por meio de ferramentas próprias. Isso é válido para criar identidade e originalidade no mercado.
Quais são os pilares do intraempreendedorismo?
Como um conceito, o intraempreendedorismo se baseia em fundamentos para uma boa aplicação. É a partir dessas ideias que o gestor encontra o caminho ideal para a implementação do conceito na organização. Veja agora alguns dos principais pilares do intraempreendedorismo.
Valorização das ações internas
Como dito anteriormente, voltar o olhar para o potencial interno e desenvolvê-lo é a principal forma de implementação de intraempreendedorismo. Sendo assim, as ações internas devem ser exploradas e aprimoradas com recursos que agreguem criatividade e eficácia.
Um exemplo prático disso é a criação de workflows (fluxos de trabalho) que resultem em maior número de vendas, mais eficácia e rapidez na rotina da organização, e melhor sequenciamento de tarefas.
Busca de lideranças
O intraempreendedorismo também tem a responsabilidade de identificar perfis de colaboradores proativos e preparados para absorver a demanda por uma liderança que tenha um pensamento mais abrangente e construa ações que vão além do necessário.
Essas pessoas são importantes para influenciar outros colaboradores a criar uma mentalidade de alta performance, incentivando o time a oferecer cada vez mais desempenho e melhores resultados.
Capacitação de colaboradores
Também nessa linha do intraempreendedorismo, a capacitação contínua é mais um pilar a ser buscado. Não há dúvidas que a aprendizagem é fator de diferencial para vencer concorrência e ajudar a empresa a vender mais.
Os benefícios da capacitação retornam tanto para os colaboradores como para a empresa, com maior perspectiva de crescimento de carreira e um time mais valorizado perante o mercado.
Retenção de talentos
Os talentos são perfis chave nesse caminho. Buscar colaboradores que apresentem iniciativa é o ideal para fortalecer a cultura de intraempreendedorismo.
Mais do que isso, retê-los pode ser a melhor forma de manter uma excelência nos serviços internos e contribuir para a evolução contínua. Você deve identificar e manter as pessoas que fogem ao conformismo e buscam uma mentalidade de crescimento contínuo.
Qual a relação entre intraempreendedorismo e inovação?
O intraempreendedorismo tem papel fundamental na inovação, já que impulsiona o time interno a sair da zona de conforto e buscar metas e objetivos mais desafiantes.
Essa busca passa necessariamente por técnicas que envolvem inovação, além de exigir comportamentos abertos a mudanças, novas aprendizagens e espírito criativo. E como sabemos, a indústria automotiva vem sendo impactada fortemente pela tecnologia em novos conceitos como os carros elétricos e autônomos.
Nesse sentido, o intraempreendedorismo acaba traçando um caminho para a inovação ao despertar no time de colaboradores a iniciativa para a mudança e o conhecimento de novas tecnologias.
Quais os impactos da cultura organizacional na implementação de medidas de intraempreendedorismo?
Há vários benefícios em criar uma cultura empreendedora dentro da empresa. Criar essa rotina e buscar essa valorização interna impacta positivamente em vários aspectos. Descubra agora alguns dos principais:
- a retenção de talentos é fundamental para manter um colaborador estratégico e não perdê-lo para a concorrência;
- outras pessoas verão a empresa como ótimo lugar para evolução profissional e criarão desejo de participar dessa cultura;
- há uma mais rápida adaptação às novas tecnologias e criação de ambiente favorável ao desenvolvimento de novas ideias que absorvam os avanços tecnológicos.
Como a concessionária pode aplicar os conceitos de intraempreendedorismo e inovação?
Já vimos que os conceitos de intraempreendedorismo e inovação acabam caminhando juntos e oferecendo algo de melhor para as concessionárias. A transformação digital impacta cada vez mais na indústria automotiva ao trazer invenções e novas tecnologias. Cabe ao gestor não só se adaptar a esse contexto, mas buscar estar à frente do tempo com iniciativas inteligentes.
Veja gora algumas ações importantes para aplicar intraempreendedorismo e inovação em sua concessionária:
- avalie o ambiente organizacional identificando o clima de trabalho, buscando perfis adequados para o intraempreendedorismo e valorizando a diversidade de ideias;
- aprimore constantemente o nível de capacitação da equipe desenvolvendo uma mentalidade de aprendizagem contínua;
- invista em sistemas workflow que trabalhem os fluxos internos por meio de DMS para empoderar o serviço interno.
Percebeu como esses conceitos são fundamentais nos negócios da sua concessionária? A partir de agora, você tem mais um conhecimento agregado e valioso para a sua gestão. Os conceitos, a implementação e a cultura de intraempreendedorismo e inovação foram explorados com objetividade neste artigo.
Uma boa maneira de fixar o conhecimento é compartilhá-lo com pessoas próximas, debater e buscar novos insights sobre o assunto. Então, aproveite a oportunidade e compartilhe este artigo em suas redes sociais!