O descuido com a rentabilidade de uma empresa é, sem dúvidas, uma das principais razões que levam à falência das empresas. Por isso, traçar uma ótima estratégia de gestão financeira é indispensável para ter um desempenho eficaz no mercado. Diante disso, saber como analisar a rentabilidade de uma empresa é muito importante para acompanhar os resultados e, a partir disso, determinar melhorias.
Fazer esse trabalho de forma correta na sua concessionária vai permitir que você descubra se o negócio realmente está valendo a pena do ponto de vista financeiro, ou se está acumulando dívidas, ou melhor, prejuízos que vão inviabilizar as tarefas da empresa no futuro.
Os índices de rentabilidade são os mais essenciais, pois mostram o retorno dos recursos que você aplicou na concessionária. Quer saber quais são os principais e como você pode analisar a rentabilidade do seu negócio? Continue acompanhando e confira! Boa leitura!
O que são os índices de rentabilidade?
Os índices de rentabilidade são as métricas que indicam se o trabalho que está sendo realizado na empresa gera um retorno financeiro interessante e se o empreendimento consegue se pagar. Além disso, também é possível fazer a avaliação de uma determinada área da empresa de forma separada. Veja em quais pontos esses índices são relevantes:
- auxiliam na tomada de decisões;
- permitem uma visão bastante ampliada de todos os setores da empresa;
- podem dar um direcionamento para o comportamento de investidores;
- revelam a margem de lucro da empresa;
- indicam se práticas atuais usadas estão sendo eficazes ou não.
Logo, calcular a rentabilidade da concessionária é imprescindível para ter um maior controle financeiro. Isso, é óbvio, impacta todos os departamentos do negócio, os quais vão trabalhar com maior tranquilidade, focando somente as suas atividades, sem ter que se preocupar com cortes de custos, por exemplo.
Com todos os dados e números em mãos, você consegue ter uma facilidade muito maior para lidar com os fornecedores e sócios, afinal, tem como comprovar que a empresa está rendendo o suficiente ou que é vantajosa para novos investimentos.
Quais são os principais índices de rentabilidade de um negócio?
Em geral, para fazer o cálculo da rentabilidade de um negócio, você tem que dividir o lucro que obteve em um período específico pelo valor do capital inicial que foi investido. É importante saber que há vários tipos diferentes de índice de rentabilidade, que podem ser mais eficientes, dependendo da necessidade no momento de fazer o cálculo.
É fundamental ficar claro que separar todos os demonstrativos financeiros da concessionária é necessário para ajudar no cálculo dos diferentes índices. Eles vão ser a base para fazê-los de forma certa. Confira, a seguir, os principais índices!
Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
O ROE é um indicador usado para medir a capacidade de agregar valor a partir dos próprios recursos da empresa e do dinheiro dos investidores.
Logo, esse índice mede a rentabilidade do empreendimento ao apresentar o lucro obtido com o dinheiro que os investidores colocam na empresa. Ele é expresso como uma porcentagem, sendo calculado assim:
Retorno sobre o Patrimônio = lucro ÷ patrimônio
Lembrando que o lucro líquido é referente ao ano fiscal completo e que o patrimônio líquido não inclui as ações preferenciais.
Índice de ativos
O valor, aqui, está ligado à rentabilidade que foi conseguida em cima do ativo, ou seja, o retorno alcançado a partir do investimento feito na empresa. O cálculo desse índice necessita da descrição de todos os aportes usados, sem considerar sua origem. Quanto à fórmula, é a seguinte:
Índice de ativos = lucro líquido x 100 ÷ valor do ativo
Vamos a um exemplo para que fique mais claro: a concessionária recebeu um investimento no valor de R$ 200 mil e obteve um lucro líquido de R$ 100 mil no seu primeiro ano. Logo, a fórmula vai ser:
- 100.000 x 100 ÷ 200.000 = 50%
Sendo assim, esse dado mostra que, do total que foi investido no negócio, 50% foram o retorno.
Retorno sobre o capital (ROCE)
Ao calcular esse índice, você consegue analisar a rentabilidade dos recursos da sua concessionária, além, é claro, de descobrir se a empresa pode ser realmente atrativa para novos investimentos ou se está usando dinheiro do próprio caixa para conseguir permanecer aberta.
Como fazer esse cálculo? É bem simples: basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido. Vamos supor que o patrimônio da empresa seja de R$ 100 mil e que ela consiga um lucro líquido no valor de R$ 44 mil. A fórmula ficaria:
- 44.000 ÷ 100.000 = 0,44
Então, de acordo com o resultado, a empresa teve um retorno de 0,44% sobre os seus recursos.
Margem operacional
Esse é o lucro de uma unidade, tanto de serviço ou de produto, vendida na empresa, sem levar em conta as despesas financeiras, os gastos e a incidência de impostos. Para ter o resultado desse índice, é bem fácil: é só dividir o lucro operacional da concessionária pela quantidade de unidades que foram vendidas.
Vamos a um exemplo? Sua concessionária vendeu 5 carros em um mês, conseguindo um lucro de R$ 200 mil. Então, a fórmula ficaria:
- 200.000 ÷ 5 = 40.000
Logo, a margem operacional seria de R$ 40.000,00.
Margem líquida
Enquanto na margem operacional, você não precisa descontar os custos, impostos e despesas, aqui, você tem que incluir todas essas informações. É um índice que mostra se a empresa está mesmo rendendo em relação aos custos que são exigidos para a manutenção.
Para que você possa calcular essa margem, é preciso multiplicar o lucro líquido por 100 e, depois, dividir o resultado obtido pelas vendas líquidas. Vamos supor que a imobiliária teve um lucro líquido de R$ 300 mil e vendas líquidas em um total de R$ 500 mil, então, o cálculo vai ser:
- 300.000 x 100 ÷ 500.000 = 60%
Esse é um resultado mostrando o lucro da concessionária para cada real que foi obtido na receita líquida. Nesse exemplo que citamos, o retorno foi de 60%.
Como interpretar os índices?
Viu como é fácil calcular a rentabilidade da sua concessionária? É importante ter em mente que o trabalho não termina depois de fazer os cálculos acima. É fundamental analisar e interpretar todas as informações que você obtiver.
Mas, atenção: os índices jamais podem ser analisados isoladamente. Para garantir que a avaliação seja mais precisa, o ideal é fazer a comparação do retorno de outros investimentos realizados na sua empresa. Mesmo que a aplicação apresente um risco bem menor quando comparada a um empreendimento, saiba que ela pode ser um excelente parâmetro para avaliar a sua rentabilidade.
Agora que você já sabe como analisar a rentabilidade de uma empresa, vai poder comprovar se a estratégia financeira que está seguindo na sua concessionária tem sido eficaz. Se os números forem negativos, você terá a chance de corrigir eventuais erros antes que o negócio passe a ser inviável.
E aí, gostou do texto? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, aproveite a visita ao nosso blog para conhecer as 6 práticas de gestão para melhorar os resultados da concessionária em plena pandemia!