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Como gerenciar o vendedor de carros na sua concessionária?

Como gerenciar o vendedor de carros na sua concessionária?

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Uma ponta importante no processo de vendas é ter um bom vendedor de carros, logicamente. Para que isso ocorra os métodos estão cada vez mais inovadores e inteligentes.

O trabalho do gestor nesse caso é fundamental, já que ele pode aplicar métodos otimizadores como treinamentos, monitoramentos e outras técnicas.

Neste artigo, veremos como isso deve ser feito da melhor forma para que sua concessionária alcance melhores resultados. Entenda agora os efeitos práticos que isso traz para o seu negócio. Acompanhe!

Como gerenciar o seu vendedor de carros?

Antes de qualquer coisa é preciso ter uma mente voltada para resultados. O seu colaborador precisa ser estimulado a buscar novos desafios, superação e gostar de vender, ou seja, ser naturalmente competitivo.

O gestor pode criar um método com algumas prioridades dependendo do perfil de suas equipes e aplicá-lo na medida em que os resultados forem acontecendo. O treinamento é uma das formas de melhorar o desempenho, como veremos a frente. Continue a leitura.

Por que é importante treinar seus vendedores?

A qualificação é ponto central para o desenvolvimento da equipe. Além disso, reciclagens periódicas também são úteis para manter o ritmo ou até mesmo evoluir o nível dos resultados.

O processo de qualificação e treinamento constante retorna uma série de benefícios, como veremos a seguir. Esses impactos precisam ser buscados a todo momento para que a empresa mantenha a competitividade de mercado. Veja agora os porquês de treinar sua equipe.

Aumenta a produtividade

Como falamos anteriormente, a gestão de equipes de vendedor de carros precisa focar em resultados e isso é refletido essencialmente em produtividade. Quando o pessoal é treinado com esse objetivo, logicamente a concessionária terá um aumento natural em vendas.

Melhora a conversão de leads

Leads representam potenciais clientes. Esse tipo de perfil nem sempre é convencido a se tornar cliente por estratégias ineficientes ou até mesmo falta de ações concretas de conversão.

Nesse ponto, o treinamento de um vendedor de carros também deve ser focado em converter leads em clientes e estabelecer um relacionamento com a agência por meio de técnicas de persuasão e convencimento.

Otimiza o alcance de metas e resultados

É importante que as metas e objetivos estejam bem claras para o pessoal. É diferente, por exemplo, apenas falar em "aumentar as vendas" do que "ampliar em 50% as vendas do modelo X", compreende?

Nesse caso, é possível estruturar a capacitação para que os colaboradores estejam cada vez mais focados nessas metas e estejam em busca constante de melhores resultados para a concessionária.

Como aprimorar a sua gestão de equipes?

Por outro lado, por parte do gestor de equipes, é preciso valorizar algumas ações de base para garantir que o aumento de desempenho aconteça. A partir de agora veremos alguns dos pontos fundamentais desse mindset.

Aplique tecnologia

O primeiro passo lógico é priorizar tecnologia em todos os aspectos de gestão. Hoje a inovação domina de forma muito especial o futuro dos negócios e softwares de gestão, equipamentos inteligentes e outras novidades norteiam a evolução de empresas.

Tecnologias como BI (Business Intelligence) e Big Data representam alguns dos exemplos mais comuns nesse novo cenário de gestão. Esses aplicativos são verdadeiras ferramentas na mão do profissional para aprimorar a gestão.

Monitore metas

Ainda no aspecto de tecnologia, toda a transformação ocorrida nos últimos anos gerou um número absurdo de dados e informações para tratar. Nesse ponto, ter aplicações que facilitem o monitoramento do alcance de metas é fundamental para se certificar de que as estratégias de gestão estão realmente dando certo.

Melhore a comunicação

A comunicação é outro elemento central na gestão de equipes. O próprio exemplo dado anteriormente reflete o resultado de uma comunicação ineficaz. Quando o vendedor de carros tem uma informação de apenas vender mais, tem uma comunicação muito superficial.

Agora, quando ele é informado que determinado serviço ou modelo está em baixa e precisa ser estimulado em X% para equilibrar as contas da empresa, tem uma informação muito mais precisa e tende a oferecer melhores respostas.

Que impactos o treinamento traz para o negócio?

Capacitar colaboradores é uma responsabilidade de toda liderança, e na parte de vendas isso é praticamente uma obrigação, vista a importância que esse setor tem para o negócio.

O treinamento e a capacitação constantes não só podem como devem apresentar resultados concretos para o negócio, sob pena de estarem sendo malconduzidos pelo gestor. Veja agora algumas das respostas que um bom treinamento deve apresentar.

Melhorar a abordagem de clientes

Hoje o perfil de clientes mudou substancialmente. Em grande parte dos casos, a pessoa pode chegar na concessionária com quase todas as informações sobre o modelo pretendido.

Cabe ao vendedor um trabalho mais de ênfase no valor oferecido pelo modelo e de encorajamento no fechamento do negócio. É importante estabelecer uma boa conexão com o potencial comprador para efetuar a venda.

Facilitar a criação de roteiro de vendas

A capacitação também pode focar em criação de roteiros de vendas e fazer com que o vendedor de carros tenha uma diretriz até para montar suas estratégias pessoais e criar um caminho eficaz para levar o cliente até a compra.

Termos como esteira de produtos e outras estratégias como venda de produtos adicionais são importantes nessa criação. É importante que o vendedor conheça cada modelo e saiba quais valores podem ser adicionados para ampliar o potencial da venda.

Melhorar a integração da equipe

A capacitação também pode ser extremamente útil para resgatar um espírito de equipe que esteja perdido e melhorar a conexão entre os colaboradores.

Por meio de dinâmicas em grupo, é possível estimular ações conjuntas com vistas a alcançar melhores resultados. Essa integração deve viabilizar melhores resultados para a equipe em relação ao vendedor individualmente.

Em meio a uma transformação digital, a responsabilidade de vendedores de automóveis também se transformou. Neste artigo, você pôde conferir como é importante garantir um bom suporte para esse pessoal e obter números mais significativos.

E você, pretende se aprofundar ainda mais e fazer seus colaboradores com a função de vendedor de carros se sobressaírem mesmo em meio a pandemia? Confira nosso post sobre vendas de carros online!

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