O que esperar do mercado de caminhões para 2019? As expectativas para 2018 eram bastante tímidas, especialmente, devido à situação econômica do país.
Contudo, para a surpresa de muitos, o setor de carrocerias de ônibus teve um aumento de 43%, segundo estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), divulgado no Jornal do Comércio.
Para este ano, as mesmas organizações calculam uma alta de 15% a 20%, chegando à produção média de 25 mil unidades. Já os emplacamentos de caminhões voltaram a crescer depois de quatro anos de quedas. O mercado comemora a venda de mais de 3 milhões de veículos, um número 10% maior em relação a 2017.
Quer entender quais são as origens dessa retomada e quais as projeções para o mercado de caminhões para 2019 para tomar decisões mais inteligentes em seus negócios? Confira o que preparamos para você!
2018: um ano de revisões e retomada do setor
O mercado de caminhões havia fechado 2017 com certa apreensão. Durante a Fenatran, a maior feira de negócios de transporte da América Latina, especialistas ainda não viam força suficiente para que as indústrias saíssem da má situação criada por quatro anos consecutivos de quedas nas vendas. Outros, mais confiantes, apontavam o início da recuperação do segmento.
Eles estavam certos. A produção e a comercialização de caminhões tiveram uma retomada significativa em 2018, trazendo uma perspectiva mais otimista para o setor rodoviário e para o mercado de caminhões para 2019. Foram 15 importantes lançamentos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, sendo que quatro deles foram apresentados na mais importante feira do segmento, o IAA Commercial Vehicles.
O mercado de caminhões fechou 2018 com 3 milhões de novos veículos vendidos, como já mostramos na introdução deste post, segundo dados da ANFAVEA.
Além disso, o setor finalmente viu que, após um grande período sem substituições de veículos, não havia alternativa, senão renovar as frotas e utilizar a tecnologia em seus processos. Afinal, os caminhões defasados traziam riscos para os motoristas e para as cargas, fazendo com que o negócio se tornasse mais dispendioso do que rentável.
A saída da Ford do Brasil
A Ford anunciou que fecharia sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), o que resultou na demissão de milhares de trabalhadores. A marca alegou que buscava um “retorno da lucratividade sustentável”. A fábrica já operava em desaceleração, operando com apenas 19% de sua capacidade produtiva, embora não houvesse falta de demanda por novos veículos.
A notícia trouxe apreensão, dado que a marca era um importante laboratório para testes de novas tecnologias e empregava muitas pessoas, direta e indiretamente. Enquanto isso, no mercado de vendas de caminhões, o Brasil tinha um saldo positivo de 27,1% em 2018, em relação ao ano anterior, segundo o relatório da ANFAVEA citado pelo G1. O resultado foi melhor entre os pesados: 52,2%. Para os semileves, foi de 20,4%.
As projeções do mercado de caminhões para 2019
Os números instigam a confiança de investidores e das empresas que atuam no setor. Entenda!
Crescimento com a venda de novos veículos
Desde o segundo semestre de 2018, o mercado de caminhões apresentou um crescimento exponencial, de acordo com a Fenabrave, em entrevista ao G1.
Entre os fatores responsáveis pelos índices, estão o aumento da confiança de transportadores e frotistas, o crescimento do PIB e, surpreendentemente, a greve dos caminhoneiros. Isso porque, com a paralisação, muitas empresas criaram frotas próprias para lidar com o tabelamento do frete.
A venda de caminhões novos promete impulsionar o setor: o segmento fechou o ano com um crescimento de quase 50% em relação ao período anterior. A categoria de pesados teve 68,4 mil unidades negociadas até novembro, sendo a que apresentou um crescimento mais expressivo. Os dados também são da ANFAVEA.
Boas perspectivas para o segmento de autopeças
No início de 2018, a venda de autopeças também tinha projeções otimistas, com um crescimento estimado de 14%, segundo o Sindipeças. A projeção era de que o mercado de peças automotivas faturasse R$89 bilhões em 2018.
Para 2019, as indústrias desse segmento projetam um crescimento maior, especialmente, nas vendas para reposição. O Sindipeças estima que o aumento seja de 8,4% no faturamento e que haja maior abertura dos postos de trabalho.
Avanços tecnológicos impulsionando o setor
O mercado de caminhões se alia ao avanço tecnológico para fornecer melhores condições de trabalho e segurança. Um bom exemplo disso é a tecnologia de 360 graus, aplicada na manobrabilidade do caminhão.
Com câmeras conectadas a uma central de operações que acompanha o veículo, ela permite que o caminhoneiro tenha uma visão completa por meio de radares e sensores, ganhando mais recursos para manobrar. Dispositivos de última geração, como computadores de bordo e sistemas de roteirização, também têm ajudado motoristas em situações arriscadas, como a frenagem de emergência e estradas congestionadas ou em más condições.
A Internet das Coisas (IoT) e a conectividade também trazem resoluções para o manejo de cargas. Hoje, é possível medir online o peso da carga do caminhão. Com isso, o sistema analisa o torque do motor, da carga, como está a tração dos pneus e o consumo de combustível, auxiliando os profissionais na gestão do veículo.
A direção autônoma leva o caminhão para um novo patamar. Sistemas ajudam a orientar o motorista na troca de faixa, de modo que ele não faça movimentos bruscos no veículo. Alguns especialistas chegam a utilizar o termo “sala de estar” para descrever o ambiente do carro no futuro.
Esse tópico é especialmente importante para que os líderes repensem as condições dadas à saúde dos motoristas, que sofrem com jornadas desgastantes para o corpo e para a mente. Hoje, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), os motoristas de caminhão brasileiros trabalham cerca de 12 horas por dia, realizando movimentos repetidos durante metade de um dia.
As doenças tendem a evoluir progressivamente, com ajustes equivocados no banco, instabilidade da cabine, poucas horas de sono e estresse.
Todas essas mudanças impulsionadas pela tecnologia e por novas perspectivas acerca do potencial dos veículos e dos profissionais que os conduzem criam novos mercados e modelos de negócios que transformam significativamente a experiência de fornecedores, motoristas e clientes finais.
O mercado de caminhões para 2019 oferece boas perspectivas para aqueles que estiverem em sintonia com as novas exigências, com a qualidade de vida dos trabalhadores e com a experiência fornecida aos seus clientes.
A importância de um software de gestão para concessionárias
Outra tendência interessante está na adesão de soluções empresariais para gestão de concessionárias. Também conceituado como BI (Business Intelligence), um software inteligente controla a venda de veículos e caminhões de forma profissional.
A ideia da inteligência nos negócios é ampliar a percepção organizacional e, dessa forma, conquistar melhores resultados e maior desempenho produtivo. A ferramenta de gestão para concessionárias oferece uma série de benefícios fundamentais, como antecipação ao concorrente, melhor compreensão do cliente e maior conhecimento das tendências de mercado.
Aplicação em todas as áreas
Controle todos os departamentos e mantenha as rotinas mais complexas padronizadas e atualizadas. A solução em BI é elaborada para otimizar processos e aumentar a produtividade. Acompanhe alguns dos principais benefícios:
- exibição de dados sincronizados por todos os departamentos;
- pesquisa e análise de dados aprimorada;
- alinhamento entre os setores estratégico e operacional;
- maior apoio e efetividade em tomadas de decisão, entre outros.
Benefícios de um BI para concessionárias
Uma grande concessionária exige uma gestão inteligente e profissional tanto para não comprometer as vendas quanto para buscar constantemente a evolução empresarial. Um BI em concessionárias é estruturado para auxiliar o gestor em economia de tempo e recursos. Além disso, é possível obter maior segurança e controle das informações.
O acesso deve ser sempre fácil e prático, além de atualizado e sincronizado. Esses recursos melhoram a capacidade de acompanhamento das vendas e ações organizacionais, agilizam a tomada de decisão e aprimoram processos e rotinas, trazendo vantagem competitiva.
Por esses e outros recursos, um software de gestão de concessionária (sistema BI) na concessionária alavanca a gerência das vendas de veículos e caminhões de forma geral.
O workflow no mercado de caminhões
Uma concessionária sem uma plataforma profissional pode ter um fluxo de trabalho confuso e desorganizado. A falta de uma solução completa pode trazer uma série de problemas, como comunicação ineficaz e falta de proatividade.
Para solucionar esse problema, o mercado de caminhões também tem aderido ao sistema DMS na gestão de vendas. Um DMS ou Dealer Management System é um sistema especializado em mercado automotivo para concessionárias.
A solução é elaborada com as funcionalidades de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que é um controle para gestão empresarial destinado a auxiliar gestores em processos financeiros e gerenciais.
O principal objetivo é abandonar o controle por planilhas e implementar uma solução completa, que abranja todos os departamentos organizacionais, inter-relacionando e gerenciando. Especificamente em concessionárias, o sistema DMS deverá controlar:
- veículos;
- setor financeiro;
- consórcios;
- setor de Recursos Humanos;
- gestão fiscal;
- contabilidade;
- CRM, entre outras funcionalidades.
O nosso DMS é chamado de Dealernet Workflow, e é desenvolvido especificamente para o mercado de caminhões. A versão do sistema atende a todas as áreas do negócio, como estoque, oficina, financeiro, contábil e fiscal.
A solução Workflow agiliza a tomada de decisão, pois fornece informações em tempo real. A tecnologia também hospeda em cloud, reduzindo custos com servidores e oferecendo mobilidade para as ações gerenciais.
Além disso, a plataforma compreende módulos de CRM, vendas e pós-venda. É possível acompanhar a jornada de compra do cliente e registrar os principais atos, entendendo melhor o ciclo de compra e negociação.
Chegamos ao final do nosso artigo! Nele, foi possível vislumbrar o panorama do mercado de caminhões em 2019, assim como o que esperar em soluções tecnológicas no ramo.
Que tal uma solução completa com integração, informação, redução de custos, produtividade e agilidade? Entre em contato conosco e saiba mais!